O maiato Bruno Bessa foi eleito novo líder da JSD do Porto no Congresso da estrutura social-democrata, realizado no sábado, dia 1 de abril, em Felgueiras.
Ao longo do Congresso mais de 200 jovens delegados discutiram as várias moções sectoriais. Bruno Bessa foi eleito responsável máximo da JSD do Porto sem qualquer oposição, sendo também o primeiro maiato a ocupar este lugar.
Entre outros assuntos, o maiato destacou a necessidade de criar um ‘Choque Fiscal Jovem’, para devolver rendimentos à juventude, permitindo potenciar a sua autonomia e favorecer a sua emancipação. “Ninguém deveria ser obrigado a sair do seu país por necessidade, mas a verdade é que este país não é para jovens. As gerações mais novas são também das que mais sofrem no acesso à habitação, seja através do mercado de arrendamento ou da aquisição de habitação própria”, disse em comunicado o agora líder da JSD Porto.
Bruno Bessa é, para além das funções de advocacia, desde 2021, adjunto na Câmara Municipal da Maia. O jovem maiato iniciou a sua participação política em 2014, quando aos 19 anos se filiou no PSD/JSD.
Em 2017 assumiu o cargo de Secretário-Geral da JSD Maia e, passado um ano, foi eleito Presidente da estrutura concelhia, cargo que desempenhou até 2023.
Pelo meio, em 2020, foi eleito Conselheiro Nacional da Juventude Social Democrata e Secretário-geral da JSD Distrital do Porto. No XXVII Congresso Nacional da Juventude Social Democrata, em 2022, foi nomeado Coordenador Nacional Autárquico da estrutura política.
Marta Almeida, da Trofa, foi eleita Presidente da Mesa da Assembleia.