Bruno Maia, maiato de 31 anos, construiu a Cascata de São João, uma peça alusiva às Festas do senhor de Santa Cruz que se realiza em Barca, no Castêlo da Maia.
Bruno começou com o gosto pelos presépios quando ainda nem sabia ler e escrever. No início de janeiro de 2021, quando entrevistado pelo NOTÍCIAS MAIA, contava que aos 3 anos já ficava fascinado com o “pequeno presépio” feito pela mãe e pela avó e que, quando era ainda criança, trocava os carrosséis por peças e pequenos brinquedos.
Todos os anos, o maiato constrói e expõe um presépio e uma cascata sanjoanina. Nos dois momentos, 90% das peças são as mesmas e, agora, é momento de voltar a apresentar à comunidade maiata a Cascata de São João. Uma tradição com mais de 15 anos alusiva às Festas do senhor de Santa Cruz.
São mais de 625 figuras que encenam diferentes quadros em cerca de 20 metros quadrados, e com diversas ações movimentadas. É cerca de um mês e meio de trabalho com centenas de luzes e 80 litros de água em movimento.
A exposição estará disponível até dia 3 de julho, e o horário de funcionamento é de quarta a sexta das 18h30 às 20h e sábados, domingos e feriados das 10h30 às 13h e das 15h às 19h, na antiga Escola de Santa Cruz e atual sede da Associação Juventude Barcarense.