De acordo com os dados da Pordata, provenientes dos Censos de 2021, é possível verificar que os habitantes da Maia levam, em média, 20,5 minutos para chegar ao local de trabalho ou à escola. Este resultado coloca o município entre aqueles onde se regista uma maior duração nas deslocação (47º lugar entre 308 concelhos), mas mesmo assim é inferior ao valor registado em 1991, que era de 23,4 minutos.
Em Portugal, a duração média das deslocações diárias da população residente, segundo os Censos, é de 19,9 minutos. Esteve valor tem vindo a diminuir desde 2001, quando se situava nos 22,4 minutos.
A nível nacional, os municípios do Barreiro, Moita, Seixal, Almada e Sesimbra são os que apresentam as maiores durações de deslocação para o trabalho ou estudo, com tempos que variam entre os 32,4 e os 27 minutos. Por outro lado, os municípios de Santa Cruz das Flores, Vila do Porto, Santa Cruz da Graciosa, Porto Santo e Corvo são os que apresentam os menores tempos médios de deslocação , com durações que oscilam entre os 11,3 e os 9,6 minutos.
A Pordata esclarece que estes dados são referentes à população empregada e estudante que frequenta o sistema de ensino a partir do pré-escolar, excluindo aqueles que trabalham em casa, os que não têm um local de trabalho ou de estudo fixo ou habitual e as pessoas que residem em alojamento, mas não vivem lá durante a maior parte do ano por razões de saúde, estudo ou trabalho.
2 comentários
Boa tarde
1 não sei como chegaram a estes tempos de chegada ao trabalho ou a escola até porque tem sido horrível entrar ou sair da maia! Moro na Maia há muitos anos e o trânsito cada vez está pior… Temos falta de alternativas… Mesmo a pagar portagens temos muito trânsito!
2 o Imi é exagerado! Não vejo descida nenhuma.
Atenção, neste estudo não conta o tempo de paragem e desvio de buracos na estrada, só em Milheiros, temos um bocado de estrada com alcatrão novo, é passado um mês já tinha um buraco. Eng. Da Câmara devem andar distraídos com outros “assuntos”, as empresas devem a estar a desviar o alcatrão e alguém está a ……..