Olga Freire e Bruno Bessa, representantes da Maia na lista de candidatos do PSD às legislativas pelo distrito do Porto, desceram nas posições, face a 2024, mas mantêm-se com fortes possibilidades de serem eleitos, com base nos resultados recentes da Aliança Democrática (AD).
O Partido Social Democrata (PSD) apresentou a sua lista de candidatos às eleições legislativas, que, embora ainda não tenha sido divulgada oficialmente, já está a circular entre estruturas internas. De acordo com informações obtidas pelo NOTÍCIAS MAIA, os representantes do concelho da Maia, Olga Freire e Bruno Bessa, ocupam agora posições mais baixas do que nas eleições anteriores.
Olga Freire, que anteriormente estava no 9.º lugar da lista, desce agora para a 15.ª posição. Já Bruno Bessa, que ocupava o 17.º lugar, e era à data da queda do governo, o primeiro não eleito, figura atualmente no 20.º.
A lista, à qual o NOTÍCIAS MAIA teve acesso, inclui também posições com uma barra azul, correspondentes aos lugares atribuídos ao CDS-PP. No distrito do Porto, a segunda posição elegível está reservada para os democratas-cristãos, muito provavelmente para o presidente do partido, Nuno Melo. Outro lugar atribuído ao CDS-PP surge na 16.ª posição da lista.
Nas eleições legislativas de 2024, a AD — coligação formada por PPD/PSD, CDS-PP e PPM — obteve 30,42% dos votos no distrito do Porto, elegendo 14 deputados com um total de 339.096 votos. Caso a coligação vença novamente, é expectável que figuras como Paulo Rangel ascendam ao Governo, abrindo assim vagas para os candidatos em posições mais baixas da lista.