A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta sexta-feira Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, em Trás-os-Montes. Trata-se de um dos cinco fugitivos da prisão de Vale de Judeus, que fugiu a 7 de setembro. A operação contou com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR) e foi destacada pela ministra da Justiça como exemplo da eficiência das forças de segurança nacionais.
O evadido Fernando Ribeiro Ferreira foi recapturado pela PJ após um trabalho de investigação e recolha de informação, que decorreu desde o dia da fuga. Segundo um comunicado da PJ, a operação, designada de “Retorno II”, foi realizada em colaboração com a GNR e culminou na detenção deste cidadão português, conhecido por uma extensa carreira criminal.
Entre os crimes que lhe são atribuídos estão associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida. Com a primeira reclusão datada de 1980, cumpria, à data da fuga, uma pena de prisão de 24 anos relacionada com 11 condenações.
Sobre o evadido recaía um mandado de detenção internacional, estando registado na Interpol através de uma notícia vermelha. Esta é a segunda recaptura de um fugitivo de Vale de Judeus, depois de Fábio “Cigano” Loureiro ter sido detido em Marrocos.
A ministra da Justiça, Rita Alarcão, citada pela Rádio Renascença, sublinhou o “sentimento de orgulho e confiança” nas forças policiais. “Este êxito só foi possível graças ao trabalho de investigação persistente e competente da PJ. Gostaria também de enaltecer o trabalho conjunto das forças policiais, em particular a colaboração da GNR. Os profissionais que todos os dias trabalham para que tenhamos um país mais seguro merecem a nossa gratidão e reconhecimento”, afirmou.
Entretanto, as autoridades continuam a procurar os restantes fugitivos, estando em vigor mandados de captura internacional para todos os evadidos.