Na passada segunda-feira, dia 22 de agosto, várias pessoas saíram à rua para se manifestar perante o encerramento do balcão de Gueifães da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Na semana passada, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do grupo CGD divulgou que a administração da Caixa Geral de Depósitos quer encerrar 23 agências até ao próximo dia 26 de agosto, incluindo o de Gueifães.
Com o encerramento deste balcão, centenas de reformados deixarão de ter a possibilidade de aceder às suas contas bancárias, uma vez que o único balcão da CGD nas proximidades se localiza no Centro Cívico de Gueifães, motivo que levou vários manifestantes a saírem à rua, em frente ao balcão de Gueifães da CGD, e gritar, em conjunto, “Não ao encerramento”.
Até ao momento, não existe qualquer solução provisória para combater esta situação. Olga Freire, Presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, marcou presença nesta manifestação e garantiu, em declarações ao NOTÍCIAS MAIA, que “a Junta de Freguesia vai tentar arranjar uma solução para que nomeadamente as pessoas de mobilidade reduzida possam aceder aos Multibancos”.
“O papel da Junta de Freguesia é arranjar uma solução juntamente com a Câmara de um assunto que não deveria ser tratado por nós. A Caixa Geral de Depósitos é um banco público e portanto deveriam prestar apoio à população. Chega de ser as autarquias locais, nomeadamente as Juntas de Freguesia e as Câmaras Municipais, a tapar os buracos deste Governo”, disse Olga Freire.
Ainda assim, a Presidente da JF da Cidade da Maia, reconhecendo que não é a melhor das opções, diz que “existem outros” Multibancos apesar de estarem mais afastados do Centro Cívico, o que faz com que “as pessoas não deixem de ter acesso ao Multibanco”. “Quem recebe a sua reforma por vale, tem os correios, que é um serviço prestado pela JF mas que não deveria ser, mas lá podem continuar a pagar as suas contas”, terminou Olga Freire.
Além da agência de Gueifães, na Cidade da Maia, de acordo com o sindicato vão fechar portas os balcões do Amial, na Praça 9 de Abril, a do Parque de S. João, na Estada da Circunvalação, e a de Lordelo, na Rua de Campo Alegre e a de Lobão.
Leia também: