O antigo candidato à Câmara da Maia revela estar indisponível para o PS e já não aceita ser candidato à Cidade da Maia: “Falta respeito pelas pessoas, estamos na fase do vale tudo”.
Mário Gouveia era a indicação do Partido Socialista (PS) para ser candidato à Junta de Freguesia da Cidade da Maia, mas revelou na tarde desta quarta-feira, dia 23 de junho, estar indisponível para este PS nas próximas eleições autárquicas. Pondera mesmo deixar de ser militante.
Em conversa com o NOTÍCIAS MAIA, deixou palavras duras e falou abertamente sobre o pensa do processo de escolha da indicação do candidato do PS.
O ex-candidato socialista à Câmara Municipal da Maia afirma que “tinha um projeto e uma ideia para a cidade”, mas que depois da avocação do candidato pelos órgãos nacionais do PS, está completamente indisponível para o partido: “Não concordo com a tomada de posição, com a avocação, não me identifico com o projeto, nem com o candidato Francisco Vieira de Carvalho, nem com a coligação, nem com o JPP”, disse o ex-autarca, acrescentando que “os valores e as causas que defendem não são as minhas”.
Quando questionado sobre o seu futuro, Mário Gouveia afirma estar disponível para “servir a cidade como cidadão comum”, mas que não contem com ele para “partilhar desta trapalhada [do PS], que não respeita militantes, nem concelhias”.
O socialista confessa ser “um homem que defende a liberdade e a democracia” e como tal “não concorda com atitudes autoritárias”, que classifica ser a tomada de posição de José Luís Carneiro, coordenador da Comissão Permanente que avocou o processo de escolha de candidato e de Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto.
Desabafou ainda que “este não é o partido socialista em que decidi militar. Este não é o meu partido. Há falta de carácter, falta de respeito pelas pessoas, estamos na fase do vale tudo”. Devido à “falta de palavra e de honra dos compromissos assumidos”, pondera abandonar a militância. Sobre isto, revelou que vários camaradas estão a preparar uma conferência de imprensa.
Mário Gouveia rematou a conversa confessando esperar “que os maiatos tenham consciência e que escolham bem, porque podem passar pelo pior período dos últimos 40 anos”. Quando questionado porquê, respondeu: “Votem em gente responsável”.
Recorde-se que a Federação Distrital do PS, liderada por Manuel Pizarro, confirmou nesta quarta-feira, dia 23 de junho, que Francisco Vieira de Carvalho é o candidato à Câmara da Maia pelo PS, em coligação com o JPP. Teresa Almadanim era a candidata escolhida pela maioria do PS Maia, mas a Comissão Permanente, liderada por José Luís Carneiro, Deputado à Assembleia da República e ex-Presidente da Câmara da Baião, interveio e chamou a si a indicação, tendo preterido a professora universitária.