Fecho das escolas será discutido esta quinta-feira, 21 de janeiro, em reunião de Conselho de Ministros.
Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde revelou que a reunião por Zoom, com o Primeiro Ministro, trouxe “algumas alterações às estimativas anteriores”. Marta Temido sugeriu que “provavelmente obrigará a novas reflexões de medidas a tomar. Amanhã serão discutidas no Conselho de Ministros”. Em causa está o encerramento das escolas.
Sobre os casos da variante inglesa, Marta Temido admite que “possam ser 20% os casos desta variante” e que se estima “que possa atingir 60% dentro de mais uma semana, até ao final do mês”.
O primeiro-ministro, António Costa, reuniu esta quarta-feira com os ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da Saúde, Marta Temido, e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, para decidir o encerramento das escolas.
Durante a tarde desta quarta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou que o Governo iria ponderar o encerramento de escolas devido ao aumento do número de novos casos e de óbitos por Covid-19.
Rui Rio pediu encerramento das escolas já esta quinta-feira.
O presidente do PSD afirmou que o partido, desde o início da pandemia, em março, “tem facilitado ao Governo todos os instrumentos de que ele necessita para o combate à pandemia, apesar de ele pouco nos querer ouvir”.
“Em face das notícias que nos informam que o Sr. Primeiro Ministro vai repensar, ainda hoje, a questão das aulas presenciais, faço-lhe um apelo público para que determine o encerramento das escolas a partir de amanhã”, pediu Rui Rio durante a tarde de quarta-feira, 20 de janeiro.