A Câmara Municipal de Matosinhos pede ao Governo que “adote medidas” para os concelhos da Área Metropolitana do Porto “mais afetados”.
A Câmara Municipal de Matosinhos decidiu que os centros comerciais do concelhos, onde se inserem o Mar Shopping e o Norte Shopping, passarão a encerrar às 21 horas.
A decisão saiu da reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil (CMPC), que contou com a participação da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), e onde também foram abordados temas como fechar escolas e fronteiras do concelho.
Desta reunião, em comunicado, a presidente da Câmara de Matosinhos, destaca que as medidas de combate à pandemia da Covid-19 “só fazem sentido ao nível supramunicipal” e que as autarquias “não têm competências em áreas fundamentais” para fazer face ao aumento de novos casos de infeção.
De acordo com o comunicado, os membros que compõem a Comissão Municipal de Proteção Civil aprovaram, por unanimidade, “recomendar ao Governo que seja determinada a proibição de circulação entre concelhos limítrofes, à semelhança da medida aplicada aos municípios de Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras”.
Paralelamente, recomendam a implementação de ensino à distância para o 3º ciclo, ensino secundário, profissional e universitário, bem como o dever de permanência no domicilio, exceto em circulações autorizadas.