Um jovem de 15 anos esfaqueou até à morte Gonçalo Lima, de 18 anos, no centro comercial NorteShopping, em Matosinhos. O crime, ocorrido em junho de 2024, foi motivado por uma troca de olhares que desencadeou violência brutal. Por ser menor de idade, o agressor foi condenado a três anos de internamento em regime fechado num centro educativo.
A morte de Gonçalo Lima, esfaqueado mortalmente por um grupo de menores, marcou o dia 28 de junho de 2024 no NorteShopping, em Matosinhos. Tudo começou quando Gonçalo tentou ajudar um amigo que estava a ser intimidado por um grupo de pelo menos oito jovens. A situação agravou-se após uma troca de olhares, que levou os agressores a atacar violentamente a vítima e o seu amigo.
O principal agressor tinha consigo uma navalha que usou para esfaquear Gonçalo no braço e, depois, no peito, atingindo o coração. Após cair inanimado, Gonçalo foi ainda pontapeado por outros elementos do grupo, perante dezenas de testemunhas. A vítima foi assistida no local por uma agente da PSP e, mais tarde, por uma equipa do INEM, mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Judiciária do Porto demorou poucos dias a identificar e deter os agressores, com a ajuda de imagens de videovigilância e testemunhas. Segundo o Correio da Manhã, o atacante, que estava a dois meses de completar 16 anos na altura do crime, foi enviado para um centro educativo, onde cumprirá três anos de internamento em regime fechado.
Outro menor, também envolvido no homicídio, foi condenado a dois anos em regime semiaberto, o que significa que dormirá na instituição e poderá sair durante o dia. Ambos os agressores já tinham antecedentes de violência, tendo atacado outro jovem um mês antes do homicídio, na estação da Palmilheira, em Ermesinde.