A Mercearia do Bacalhau, na Maia, venceu o prémio Restaurante do Mês, relativo ao mês de setembro, uma atribuição feita pelo programa Viver Aqui, do Porto Canal.
Aberto na Maia há pouco mais do que dois meses, a Mercearia do Bacalhau começa a marcar pela diferença, não só na mesa, mas também fora dela. Foi distinguida como vencedora do prémio Restaurante do Mês pelo programa Viver Aqui, do Porto Canal, que tem como objetivo valorizar e promover vários locais do Norte de Portugal.
O programa Viver Aqui termina todas as suas edições com um momento gastronómico, geralmente uma visita a um restaurante.
Depois de, em maio do presente ano, a Maia ter visto o Viver Aqui destacar o restaurante Coreto como um dos cinco restaurantes do mês, agora viu mesmo o prémio de Restaurante do Mês ficar no município. A Mercearia do Bacalhau conquistou o paladar da equipa do Porto e, talvez, também o coração.
Entre os cinco melhores classificados, destacou-se o vencedor Mercearia do Bacalhau, seguido em segundo lugar pelo restaurante Centurium, localizado em Braga, pelo Le Garage Bistrô, em Santo Tirso, pelo restaurante Sabores do Lima, em Ponte de Lima e pelo restaurante Tabique, novamente de Braga.
“Eu não sei o que é que nos conquistou mais, se a própria decoração, o empratamento, a comida, ou então a equipa que nos recebeu, que foi simplesmente fantástica”, sublinhou Catarina Amorim, apresentadora do programa, na altura de revelar o grande vencedor de setembro.
Reveja aqui o episódio da visita à Mercearia, com Francisco Sá e Aldo Maia:
E também ao restaurante, com Francisco Sá e Pedro Maia:
Diz-se que há mais de mil formas de cozinhar bacalhau. A Mercearia do Bacalhau não é exceção e, concentrando-se na qualidade, propõe um misto entre pratos mais tradicionais e misturas mais inusitadas, com um toque contemporâneo.
O projeto tem a assinatura do empresário Pedro Maia, detentor de outros conhecidos espaços no Norte do País, tais como o Coreto, a Biferia e a Casa de Repasto, a que se junta Aldo Maia, empresário do setor da comunicação.
O menu da Mercearia do Bacalhau apresenta para entrada, entre outros, Bolinhos e Pataniscas de Bacalhau, Sopa Rica de Peixe e Bacalhau e Punheta de Bacalhau. Nos pratos principais destacam-se a Feijoada de Bacalhau, a Açorda de Bacalhau e a Massada de Bacalhau e, claro, o Bacalhau à Posta, escolhido criteriosamente e selecionado por peso e cura, seja ele Grelhado, Confitado, Assado ou Frito. Apesar do Bacalhau ser o Rei da casa, existem saborosas alternativas, com inspiração tradicional, tais como a Posta de Vitela e o Anti-bife (vegan).
Para sobremesa, as sugestões passam pelo Pudim Abade de Priscos, o Bolo Mousse de Chocolate e pela Tarte Folhada de Pêra Bêbada em Moscatel Roxo. Já a extensa carta de bebidas é composta por mais de 50 referências distintas de vinhos nacionais, com foco em pequenos produtores, a que se juntam os obrigatórios cocktails e sangrias.
Abriu na Maia um restaurante que é uma homenagem ao Bacalhau