A procura na Metro do Porto supera já as 60 mil validações diárias.
A Metro do Porto faz um balanço positivo da procura nas semanas de 4 a 19 de maio, que marcaram o desconfinamento e reabertura de algumas atividades económicas. A empresa revela que verifica uma “gradual e progressiva retoma da confiança”.
São já mais de 60 mil as validações diárias, que a Metro atribui ao “conjunto de decisões tomadas em matéria de higiene e segurança tem contribuído para que todas as regras emanadas das autoridades sanitárias venham sendo integralmente cumpridas”, destacando “civismo e o sentido de responsabilidade exemplares que os clientes do sistema demonstram”.
A 19 de Maio a procura total foi de 64.497 validações, + 45% do que a 4 de Maio, representando cerca de 20% de um dia útil normal. A empresa sublinhou que não há qualquer registo de problemas de sobrelotação de veículos, com a ocupação máxima a ser inferior a 75 passageiros/veículo, bem abaixo do limite de 2/3 da capacidade de 150 passageiros.
O comportamento da procura ao longo dos vários períodos horários do dia segue uma distribuição muito semelhante à do período pré-pandemia, sendo que oferta actual é mais do que suficiente face à procura e a generalidade dos clientes cumpre com as normas de segurança em vigor.