A nova carruagem da Metro do Porto fabricada na China chegou a Portugal em fevereiro. Agora, está a ser testada para que possa entrar em circulação garantindo todas as normas de segurança.
A fase de testes destas novas carruagens dura há cerca de três meses. Antes de terem sido enviadas para Portugal, todos os ensaios já tinham sido feitos às carruagens, contudo, a Metro do Porto fez questão de os repetir.
Esta semana, o JN avançou que foram colocadas no interior da mais recente composição 17 toneladas de areia, que correspondem ao peso dos 244 passageiros que podem circular ao mesmo tempo no transporte.
Nesta fase de testes foi verificado o sistema de aceleração e travagem, o ar condicionado, o ruído emitido pelo veículo e o sistema de informação aos passageiros.
Na próxima semana, o Parque de Material de Oficinas (PMO), em Matosinhos vai receber mais quatro novas composições que serão, de igual forma, submetidos a uma nova fase de testes.
A nova carruagem tem 1,90m de altura, capacidade para 244 passageiros, dos quais 64 podem viajar sentados, e espera-se que comece a circular sobre os carris entre maio e junho.