Entre janeiro e março deste ano, a Metro do Porto registou mais de 18 milhões de validações. Este número é já o melhor registo de sempre, superando o anterior registo, datado de 2019, período pré pandemia.
Os efeitos da pandemia deixam cada vez mais de ser um importante fator no número de validações da Metro do Porto. Só no primeiro semestre deste ano, a empresa registou 18 milhões de validações, um aumento de 16%, ou seja, cerca de 2.5 milhões de validações a mais do que o mesmo período em 2019.
Relativamente ao ano passado, o aumento é de 36%, mais de cerca de cinco milhões de passageiros. Por sua vez, o mês de março é o que regista maior número de validações. Em 2023, sete milhões de passageiros viajaram nos veículos do metro.
Recorde-se que fruto da elevada afluência de utilizadores da Metro do Porto no primeiro semestre do ano, a empresa realizou um reforço de operações em várias linhas.
Na Linha Vermelha (B- Póvoa de Varzim/ Estádio do Dragão), “destaque para a entrada de mais um veículo duplo na ponta da manhã, passando a circulação nesta altura a fazer-se exclusivamente em composições duplas. Entre a ponta da manhã e a ponta da tarde, estarão dois veículos duplos adicionais a assegurar o serviço regular”.
Já na Linha Verde (C- ISMAI/ Campanhã), que envolve a Maia, “haverá quatro circulações por hora e sentido até ao ISMAI nas pontas da manhã e da tarde e três na hora do almoço”.
Relativamente à Linha Amarela (D- Hospital S.João/ Santo Ovídio), “as novidades centram-se no período noturno, onde passam a circular 6 veículos por hora em cada sentido, tanto nos dias úteis (entre as 21h00 e as 00h00) como aos sábados (entre as 22h00 e as 00h00) e aos domingos (entre as 20h00 e as 23h00). Também neste período, a partir das 20h00, a Linha Violeta (E- Aeroporto/Trindade) será prolongada até à Estação Estádio do Dragão (sempre em veículos duplos)”.
Por fim, na Linha Laranja (F- Senhora da Hora/Fânzeres), “entre as 20h00 e as 22h00 dos dias úteis, haverá mais dois veículos em circulação por hora e sentido, juntando-se aos outros dois já existentes nos mesmos moldes. Aos fins-de-semana, esta lógica mantém-se, mas num espaço horário diferente: entre as 07h00 e as 20h00 nos sábados e entre as 14h00 e as 20h00 nos domingos”.