O empresário nascido no Norte do país, acionista maioritário da Prozis, afirma que fez uma doação de mil euros ao Bloco de Esquerda. Questionado pelo Polígrafo, o partido negou que tivesse recebido a doação. Em resposta, Miguel Milhão reafirmou que fez mesmo a doação de mil euros e promete doar mais mil.
Miguel Milhão parece estar mesmo apostado em ter presença na vida pública ou mediática de Portugal. No espaço de uma semana colocou um anúncio na televisão a celebrar o seu aniversário de fecundação. Sim, de fecundação. O empresário afirmou recentemente no seu podcast que passou a celebrar a data em que foi fecundado, momento anterior ao do seu nascimento. O anúncio passou no dia do jogo da final da Taça de Portugal, entre o F. C. Porto e o Sporting (que terminou com a vitória portista), em vários canais de televisão.
O facto de ter passado na RTP e apesar de ser transmitido em espaço publicitário devidamente identificado como tal, levou várias figuras a questionar, em especial na rede social X, se o canal público deveria ter regras mais apertadas para o conteúdo que transmite, mesmo tratando-se de publicidade. Entre estas, por exemplo, a profissional de comunicação Mafalda Anjos, antiga diretora da Revista Visão.
De seguida, Miguel Milhão usou a sua conta na rede social X, para revelar que fez uma doação de mil euros ao Bloco de Esquerda. Não sendo conhecido como um apoiante do partido, não é demasiado arriscado depreender que Milhão respondeu ao apelo para doações ao partido feito por Mariana Mortágua. As razões para as quais o fez não foram explicadas.
Certo é que o Polígrafo fez um “fact check” à doação de Milhão e acabou por se envolver de uma forma que pode não ser a melhor para o jornal. O Polígrafo contactou o Bloco de Esquerda e o partido negou ter recebido “qualquer contribuição daquele montante” e “daquela origem”. Caso recebessem, afirma o mesmo jornal, “seria feito um donativo equivalente a organizações sociais que lutem pelo acesso à IVG ou contra o racismo.”
Este “fact check” está, por si só, a ser alvo de críticas, com muitos comentários nas redes sociais a questionar porque razão o Polígrafo não contactou Miguel Milhão e confiou cegamente apenas na afirmação do Bloco de Esquerda.
Quem não esperou muito tempo para responder foi o empresário que usou a caixa de comentários da publicação do Polígrafo para afirmar que: “O dinheiro saiu do meu american express pelo paypal. O guru confirma.✌️🫶 vou dar mais 1000 paus live😘”, anexando uma imagem que justifica ser o comprovativo emitido pelo website do Bloco: Não suficiente, o empresário acabou por publicar uma cópia do seu extrato.
Mariana Mórtagua apela a que cidadãos façam doações para o Bloco de Esquerda