Entre 26 a 30 de julho, cerca de 1500 peregrinos de 14 nacionalidades ficarão hospedados na Maia antes de seguirem para Lisboa a partir de 31 de julho, onde participarão na Jornada Mundial da Juventude.
Aproximadamente 20 mil jovens católicos estrangeiros, juntamente com alguns portugueses da própria Diocese do Porto, participarão nos “Dias na Diocese”, que incluem um programa de convívio e oração, bem como visitas turísticas para conhecer o território durante este período.
De acordo com o pároco de Avioso e Gemunde, Padre João Emanuel, que faz parte do Comité Organizador Diocesano da JMJ, citado pelo jornal Notícias Primeira Mão, está preparado um programa para dar a conhecer o território onde ficarão integrados os peregrinos. Estão agendadas saídas durante a manhã para conhecer o território da Maia, incluindo a Quinta do Corim e Quinta da Gruta, o Hipódromo, os circuitos pedonais do concelho da Maia, bem como os museus.
Ainda de acordo com o jornal Notícias Primeira Mão, aproximadamente 520 peregrinos ficarão alojados em casas de cerca de 250 famílias da Maia. Outros 500 peregrinos ficarão em duas escolas – EB 2,3 da Maia e a Escola Secundária Dr. José Vieira de Carvalho, em Moreira. Além destes espaços, cerca de outros 500 jovens serão acolhidos em instalações do Ginásio Clube do Castelo da Maia (cerca de 100 jovens), da Universidade ISMAI (cerca de 80), bem como em centros pastorais e paroquiais da Vigararia da Maia e no Seminário dos Combonianos da Maia.
Na noite de sexta-feira, dia 28, haverá um arraial “Dias nas Dioceses” na Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, a partir das 19h30. O evento proporcionará momentos de encontro entre peregrinos internacionais, famílias de acolhimento e a comunidade local e a programação da noite contará com uma diversidade de atrações, incluindo uma feira de artesanato, apresentações de marchas populares, folclore, atuações de fanfarra e uma tuna académica, além de animação com um DJ.