Se vive na Cidade da Maia com certeza reconhece a escultura da fotografia. Mas já questionou do que se trata e o que representa?
A obra intitulada “Monumento à Nossa Mãe” é da autoria de José Lamas, foi inaugurada em 1985, e mostra uma figura feminina e duas crianças.
Segundo Cátia Raquel da Hora e Silva, que elaborou a dissertação “Escultura no espaço público do concelho da Maia. Valorização e divulgação patrimonial”, este “grupo escultórico regista a linguagem mais realista que a escultura em espaços públicos da Maia apresentava na sua generalidade durante a década de oitenta”.
Na escultura vemos três figuras em bronze assentes sobre uma base igualmente em bronze. A figura feminina segura uma criança ao colo e tem uma outra criança, de maior idade, a apoiar-se nas suas pernas.
“A doçura e empatia são evidenciadas nos rostos e nos olhares ternurentos das três figuras, proporcionando um ambiente de tranquilidade e humildade, reforçado pelas vestes simples e pobres das figuras”, explica Cátia Raquel da Hora e Silva.