Sala de jogos, bar e até um local para dj, com preços desde €3,90.
Percorrer o Fitness UP Moreira da Maia de uma ponta a outra ainda leva algum tempo. São 2500 metros quadrados, onde dificilmente terá que revezar uma máquina de treino com alguém e onde há vários espaços de lazer, para que o treino não seja encarado como uma obrigação.
O Notícias Maia foi conhecer este novo espaço, inaugurado a 14 de dezembro. Para tal, falamos com Hélder Ferreira, CEO do grupo nortenho que abriu o primeiro ginásio em 2012. Desde então, nunca mais parou, em nome de um “combate ao sedentarismo, para uma vida mais saudável”. Para 2020, conta-nos, “está prevista a abertura de mais 10 superfícies no norte do país”.
Esta não é a primeira localização na Maia dado que atualmente já estão instalados outros dois espaços no concelho – um no Castêlo da Maia, na galeria comercial Auchan e outro em Águas Santas, no MaiaShopping. Existe ainda um outro, relativamente perto, no Mar Shopping. Esta densidade acaba por ser um benefício interessante para os sócios, já que estes podem aceder a qualquer ginásio da cadeia sem custos adicionais.
De acordo com Hélder Ferreira, um dos objetivos “é construir uma família à volta de cada clube, para que os sócios sintam que estão em casa”, começando para isso por “desconstruir a parte “aborrecida” de ir ao ginásio”. Aliás, a criação de espaços diferentes, com zonas sociais, por exemplo, como a do bar, comum a todos os clubes da cadeia, ou a zona de gaming, falando especificamente no caso de Moreira da Maia, possibilita a “desmistificação do mito criado à volta do ginásio, de que tem de ser aborrecido”.
O Fitness UP Moreira da Maia surpreende pelos grafittis e néons que decoram as paredes e os tetos, pelas redes dividem os espaços e pelo ringue de combate. Há ainda zonas de body building, cardio, treino funcional e claro, um estúdio de cycling. Diariamente há dezenas de aulas como xpress circuit, express stretch, express glúteos, pilates, yoga, body jump, salsation, fiit, kickboxing e zumba. Para os mais jovens há karaté kids e dance kids. O ginásio dispõe de serviços complementares como nutrição e água vitaminada H2up. Estão ainda disponíveis aulas virtuais e estacionamento gratuito para os mais comodistas.
Como é regra nesta cadeira, a rede de Wi-Fi permite a utilização da aplicação Fitness UP, onde estão os planos de treino prescritos pelo PT, podendo depois os sócios partilhar os dados dos treinos.
Hélder Ferreira conta-nos que a comunidade – a Tribo UP – cresce principalmente em “janeiro e setembro, que são os meses das resoluções”. Este “clã”, segundo o CEO, orienta-se principalmente por valores como “a sustentabilidade, a superação, a inclusão, a solidariedade e a intervenção social que temos em cada uma das nossas localizações”.
Para que a ida ao ginásio não seja encarada como “uma moda ou um luxo”, existe a norma de que se os sócios “não utilizam, não têm de pagar”. Por exemplo, os duches têm um custo de €0,50, que dá para cerca de cinco minutos de água.
O novo ginásio da Maia está aberto de segunda a sexta-feira, das 7.00h às 22.00h. Aos sábados entre as 8.00h e as 20.00h horas e aos domingos, das 9.00h às 13.00h. As inscrições realizam-se online ou diretamente na receção do clube.
Ficha informativa
Rua Adelaide da Silva Pinto Aroso 252
4470-048 Moreira da Maia