O falecimento de David Dias da Hora Branco foi comunicado pela Junta de Freguesia de Moreira da Maia. O antigo presidente da Junta de Moreira morre ao 76 anos.
Morreu David Dias da Hora Branco, presidente da Freguesia de Moreira da Maia entre 1990 e 1997. Tinha 76 anos.
A nota de pesar foi partilhada nas redes socias da Junta de Freguesia de Moreira juntamente com a informação de que estão decretados ainda dois dias de luto na Freguesia e Vila de Moreira, com efeito imediato e a vigorar até dia 14 de agosto de 2020.
“David Dias da Hora Branco teve uma vida intensa, de causas, de projetos e de realizações, dedicada aos outros, à sua Terra e orientada por valores, princípios e condutas nobres, leais e de elevada retidão, que o tornam numa referência entre os autarcas maiatos contemporâneos”, lê-se na mesma publicação.
O velório acontece neste dia 12 de agosto, a partir das 15:00h na Capela Mortuária do Cemitério de Moreira.
A celebração acontece a 13 de agosto pelas 16:00h no Mosteiro do Divino Salvador de Moreira seguindo-se o funeral.
A missa de 7º dia terá lugar também no Mosteiro do Divino Salvador de Moreira no dia 18 de agosto, pelas 19:00h.
Vida e Obra
David Dias da Hora Branco nasceu a 12 de março de 1944 na freguesia de Moreira, concelho da Maia. Filho de Joaquim da Hora Branco, agricultor e comerciante, e de Ana Dias Moreira Farinha, doméstica e comerciante.
Estudante trabalhador, concluiu o Curso Geral do Comércio na Escola Comercial Oliveira Martins, no Porto, em regime de ensino noturno.
Como autarca, foi membro da Assembleia de Freguesia de Moreira e, simultaneamente, da Assembleia Municipal da Maia, de 1980 a 1985, tendo sido líder do grupo municipal do PSD nessa assembleia. Na Junta de Freguesia de Moreira, ocupou a função de Secretário de 1986 a 1989, sob a Presidência de Fernando Carvalho Sá. Foi Presidente da Junta de Freguesia de Moreira, em dois mandatos consecutivos, de 1990 a 1993 e de 1994 a 1997.
Mais recentemente, em 2019, foi o patrono da 1ª edição do Moreira com Arte, iniciativa que muito acarinhou, sendo, malogradamente, das últimas em que se envolveu civicamente. Por essa ocasião, foi homenageado pela Junta de Freguesia de Moreira, reconhecendo-se, uma vez mais, todo o labor que desenvolveu em favor de Moreira e dos moreirenses e nos “Encontros com a Arte”.
Câmara da Maia reforça cooperação com a Associação Animais de Rua