Marco Paulo, uma das vozes mais queridas de Portugal, faleceu aos 79 anos. O artista, cujo nome verdadeiro era João Simão da Silva, travava há décadas uma luta contra diferentes tipos de cancro, tendo sucumbido à doença.
Morreu esta quinta-feira, dia 24 de outubro, Marco Paulo, aos 79 anos, após uma longa batalha contra o cancro. O cantor, que foi uma das figuras mais populares da música portuguesa, enfrentou várias doenças ao longo da sua vida. Em 1996, foi diagnosticado com cancro no cólon. Vinte anos depois, descobriu que tinha cancro da mama, uma condição rara em homens, e em 2022, surgiram metástases no pulmão e no fígado, que o levaram a novos tratamentos de quimioterapia, aos quais não resistiu.
Marco Paulo ficou imortalizado no panorama musical português com sucessos como “Eu Tenho Dois Amores”, “Nossa Senhora”, “Ninguém, Ninguém” e “Sempre que Brilha o Sol”, entre muitos outros. A sua carreira, que durou mais de cinco décadas, foi marcada por inúmeros prémios e distinções, incluindo o título de Comendador da Ordem Infante D. Henrique, entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O cantor, natural de Mourão, no Alentejo, iniciou a sua carreira na década de 1960 e rapidamente se tornou num dos mais bem-sucedidos artistas da música ligeira em Portugal. Ao longo da sua vida, Marco Paulo vendeu milhões de discos, somando dezenas de discos de ouro e platina. Nos últimos anos, a SIC apostou nele como apresentador do programa “Alô Marco Paulo”, que conduziu ao lado de Ana Marques.