A equipa do jornal Notícias Maia endereça as condolências à família enlutada.
Vítor Maia colaborou com o jornal Notícias Maia em março de 2020, na edição 11 da revista impressa, num artigo escrito por si, intitulado “Maiatos D’outros Tempos “, tendo sido entrevistado um ano depois, em março de 2021, para falar sobre a Arte Santeira da Maia, pois era neto de um dos grandes mestres da arte. Desapareceu aos 62 anos.
O professor e autor maiato nasceu em 1959, na antiga freguesia de Nogueira, concelho da Maia. Licenciou-se no ensino de biologia e Geologia, pela Universidade do Minho, em 1987, e foi professor dos ensinos Básico e Secundário. Em 1995, concluiu o bacharelato em Informática de Gestão no Instituto Superior da Maia (ISMAI) e, em 2000, obteve o grau de Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade do Minho. Entusiasta e estudioso sobre o concelho da Maia, em 2018 apresenta a obra “Ilustres da Maia”.
A obra reúne resenhas biográficas de D. Paio Mendes, Beato Domingos Jorge, Maria Peregrina de Sousa, António Moreira, Manuel Ferreira Ribeiro, Carolina Machaëlis, Luís de Magalhães, Dom José Correia da Silva, Santos Júnior, Dr. Costa Lima, Aizul, Manuel Gens, Fernando Campos, Victor Maia, Zita Leão, Carlos Ferreira de Almeida, Gomes Pereira e Ilídio Fontes.
Pode consultar a obra “Ilustres da Maia” aqui.
Vítor Maia foi também autor das obras: “Utilização do Rio Leça como Recurso Didático em Educação Ambiental, Tenho Político, 2000”; “Maia – Um Olhar sobre o Século XX, maio de 2001”, “Amálio Maia – O Homem e o Escultor, junho de 2002”; “União Nogueirense Futebol Clube – 75 anos d’história julho de 2008”; “Santa Maria de Nogueira – Monografia – Volume I, janeiro de 2011”; “Santa Maria de Nogueira – Monografia – Volume II, janeiro de 2011”; “Santa Maria de Nogueira – Monografia – Volume III, janeiro de 2013”; “O Maia dos Marfins, julho de 2014”; “Ilustres da Maia Biografias – 4 volumes”.
Era um dos dinamizadores de um grupo de Facebook chamado “Memórias da Maia, que tornou num considerável espólio da “Maia D´outros Tempos”.
O velório realiza-se esta quinta-feira, na Igreja de Nogueira, a partir das 14h. O funeral será amanhã, sexta-feira, dia 10 de dezembro, às 14h.