As duas mulheres mais poderosas de Portugal, de acordo com a revista Forbes, são do Norte. Paula Amorim e Cláudia Azevedo, lideram primeiro e segundo lugar do ranking que elencou as 50 mais poderosas do país.
Paula Amorim, empresária portuense e acionista da Galp e Corticeira Amorim, lidera a lista das 50 mulheres mais poderosas no mundo dos negócios em Portugal, segundo a edição de hoje da revista Forbes Portugal. A lista inclui também Cláudia Azevedo, Mafalda Duarte, Inês Caldeira e Manuela Ferro no seu ‘top 5’.
A publicação destacou “as portuguesas que estão a dar cartas dentro e fora de Portugal” e compilou a lista após avaliar centenas de empresas e mais de 100 executivas, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A lista foi organizada com base em uma pontuação final para cada nome, calculada com base em cinco critérios, cada um com uma pontuação de zero a 20.
Os critérios utilizados pela Forbes Portugal para avaliar e pontuar estes nomes incluíram a fortuna pessoal ou familiar, o poder de decisão na empresa, o poder de influência fora da empresa, a dimensão do negócio e o seu empreendedorismo.
Após Paula Amorim, que também é administradora do grupo Américo Amorim e Amorim Luxury Group, encontra-se Cláudia Azevedo, acionista e CEO da Sonae, no segundo lugar. Mafalda Duarte, diretora-geral do Fundo Verde para o Clima, ocupa o terceiro lugar, seguida de Inês Caldeira, diretora-adjunta mundial da L”Óreal Paris. No quinto lugar está Manuela Ferro, vice-presidente do Banco Mundial – Ásia e Pacífico.
A Forbes Portugal é uma revista de negócios licenciada pela Forbes Internacional e pertence ao grupo Media Nove, que também publica a Forbes África Lusófona, o semanário Jornal Económico e o Novo Semanário. A maioria do capital social é detido pelo empresário N”Gunu Tiny, proprietário do Emerald Group.