A Weg, multinacional brasileira especialista em motores elétricos, anunciou a construção de uma nova unidade industrial no Parque Industrial da Ermida, em Santo Tirso. Este investimento prevê a deslocalização da unidade que possui atualmente na Maia, mais concretamente na freguesia de Moreira.
Segundo o jornal ECO, a nova fábrica, com uma área de 26.600 metros quadrados, pretende potenciar a capacidade produtiva de motores elétricos de grande porte e outros componentes para o mercado europeu e norte-africano. A entrada em operação do novo espaço está marcada para o segundo semestre de 2024, o que deverá traduzir-se na criação de cerca de 100 novos postos de trabalho diretos.
Desde a aquisição da Efacec Universal Motors na Maia, em 2002, a Weg tem reforçado a sua presença em Portugal. Atualmente, a empresa conta com cerca de 750 trabalhadores no país.
Os detalhes divulgados apontam para que a nova unidade será situada num terreno adjacente à atual fábrica que a Weg detém no Parque Industrial da Ermida desde 2016. A transferência da unidade da Maia irá começar ainda em 2023.
Com operações em 37 países e presença industrial em 15, a Weg consolidará em Santo Tirso uma área total de 45.000 metros quadrados, dos quais 22.000 metros quadrados serão direcionados para a produção.
Entretanto, está planeada uma ampliação do Parque Empresarial da Ermida, que após as obras contará com um total de 110 hectares. Este parque já é casa para operações de gigantes como a Airbus e o centro logístico do Lidl Portugal.