“Os cinco choupos apresentavam patologias a nível do colo e dos ramos, e lesões nas raízes, estando podres”, explica a autarquia.
A Câmara Municipal da Maia informou esta terça-feira, 27 de abril, o abatimento de cinco choupos existentes junto ao monumento à Mãe, na zona do Parque Central, na freguesia da Cidade da Maia. As árvores foram abatidas entre segunda e terça-feira, 26 e 27 de abril.
“Esta decisão surgiu no seguimento da avaliação fitossanitária e biomecânica das árvores, que revelou a fraca condição em que se encontravam, detetando-se a presença de patologias a nível do colo e dos ramos, e ainda lesões nos sistemas radiculares”, explica o município no portal de notícias.
“Em prol da segurança de pessoas e bens que diariamente circulam na rua Simão Bolívar, considerou-se tecnicamente necessário o abate destes cinco exemplares”, acrescenta ainda a Câmara Municipal.
A autarquia anunciou também que vai “providenciar a plantação de novas árvores no mesmo local, adaptadas às condições climáticas e às condições físicas e químicas dos solos”.