O município da Maia foi distinguido com o prémio ECOXXI pela 13ª vez consecutiva.
O prémio ECOXXI pretende reconhecer todos os Municípios que se destacaram pelas boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível municipal. Esta é a 13ª vez consecutiva que o concelho da Maia recebeu este galardão.
Foi no concelho da Lousã que, a 25 de outubro, o Município da Maia foi, mais uma vez, premiado pela Associação Bandeira Azul da Europa, entidade responsável pela iniciativa. Para receber o prémio, na Lousá, esteva a técnica superior da Câmara Municipal, Susana Pinnho. O diploma foi entretanto simbolicamente entregue ao presidente da Câmara Municipal da Maia numa pequena cerimónia que contou com alguns convidados.
O ECOXXI avalia a sustentabilidade dos Municípios através de um conjunto de 21 indicadores que visam a caracterização de diversos setores municipais, nomeadamente ao nível da Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza, Água, Resíduos, Energia, Transportes, Ruído, Ar, Ordenamento do Território, Agricultura e Turismo.
Este é, segundo comunicado enviado à imprensa, o “reconhecimento do empenho da Autarquia no desenvolvimento de ações conducentes a um desenvolvimento sustentável, alicerçado na educação para a sustentabilidade e na defesa e proteção da qualidade ambiental”. Este ano, o Município da Maia, utilizando uma ferramenta de monitorização que permite avaliar a estratégia de desenvolvimento do concelho, superou os objetivos propostos para a própria candidatura com o resultado de 73,5%.