Munícipio da Maia esteve, pelo segundo ano consecutivo, presente na Bolsa de Turismo de Lisboa.
Na passada semana, durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o stand do VisitMaia recebeu a visita de diversas personalidades, incluindo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Durante a sua visita, o Presidente elogiou os “Biscoitos da Maia”, um dos produtos que o município da Maia está a promover na feira.
Além do Presidente da República, também marcaram presença no stand o Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda; o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo; o Vereador do Turismo da Câmara da Maia, Paulo Ramalho; o Vereador da Cultura da Câmara da Maia, Mário Nuno Neves; o Presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, bem como outros dirigentes e técnicos da Câmara da Maia, elementos da Área Metropolitana e outros visitantes.
Paulo Ramalho, em declarações prestadas durante o evento, referiu a importância da participação da Maia na BTL como uma estratégia de concretização do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo aprovado pela Câmara Municipal da Maia, bem como uma afirmação da marca “VisitMaia” e de todas as realidades que lhe estão associadas. O vereador da autarquia maiata destacou ainda as dualidades do concelho mais importantes para a dinamização do território e do turismo: a combinação entre a cidade e o mundo rural, a tradição e a modernidade, a valorização da sustentabilidade integral e a acolhida de visitantes de todas as geografias nacionais e internacionais. De acordo com Paulo Ramalho, muitos desses visitantes são atraídos pela dimensão do tecido empresarial local e pela qualidade dos eventos desportivos e culturais que ocorrem regularmente na Maia.
O Vereador do Turismo da Câmara da Maia referiu ainda que, além disso, a localização privilegiada do concelho, com excelentes acessibilidades e o Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, a maior referência aeroportuária internacional da euro-região Norte de Portugal/Galiza, também tornam a Maia um destino atraente para os turistas. A cidade é capaz de atrair visitantes interessados em turismo industrial, mas também para quem procura natureza, património, arquitetura, gastronomia e cultura.
Segundo Paulo Ramalho, a presença da Maia na BTL é uma obrigação não só com os parceiros da “Área Metropolitana do Porto” e da “Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal”, com quem partilham uma estratégia comum e complementar, mas também com os atores locais ligados ao setor do turismo, que merecem todo o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem em prol da economia e da promoção da marca Maia.
A Maia esteve presente na BTL até ao dia 5 de março, o último dia da feira. Durante esse período, o stand do VisitMaia promoveu o concelho, a sua história, cultura, património, natureza e gastronomia, com o objetivo de atrair mais visitantes e fortalecer a sua posição como destino turístico de excelência em Portugal.