O município da Maia realizou na Quinta dos Cónegos, situada na cidade da Maia, nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, uma cerimónia de acolhimento aos professores que irão lecionar no Concelho durante o ano 2018/2019.
No dia em que os professores voltaram a levar “nega” nas negociações com o Governo, a Câmara Municipal da Maia brindou-os com uma cerimónia de boas-vindas e acolhimento, que pretendeu traduzir o “respeito e reconhecimento que a Maia e os seus autarcas têm pelos docentes”, afirmou a Vereadora da Educação, Emília Santos.
A Quinta dos Cónegos, um dos espaços municipais de eleição na Maia, recebeu nesta sexta-feira soalheira, ao final da tarde, por volta das 18.30h, professores, autarcas e demais agentes educativos, num ambiente descontraído e convidativo ao salutar convívio.
Questionada sobre qual o objetivo desta iniciativa, a vereadora afirmou que este é um “sinal de reconhecimento e estímulo dos professores, atendendo ao papel central que assumem na educação”, que converge com a “política humanista e de proximidade [do município], razão pela qual convertemos um projeto de reconhecimento numa oportunidade de convívio e partilha”.
“Os professores são os maiores parceiros dos autarcas e daqueles que projetam o futuro de um concelho. Precisamos de estar juntos, porque juntos somos mais escola”, afirmou a autarca maiata.
Quanto aos resultados da cerimónia, Emília Santos sublinhou que a iniciativa se revestiu de “sucesso, traduzido em número e numa efetiva participação dos representantes da comunidade educativa. Juntamos, num momento com história, que fica para a história, 300 pessoas, na sua maioria professores e educadores, mas também autarcas, representantes do movimento associativo de pais e o Delegado Regional da DGESTE Norte”.
“Esta envolvência mostrou bem o humanismo e a proximidade com que trabalhamos a educação neste concelho: toda uma aldeia que se juntou para educar cada criança”, rematou a vereadora municipal.