O Município da Maia recebeu esta quarta-feira, 23 de novembro, uma delegação do Brasil composta por 20 elementos, entre os quais dois Prefeitos e três Vereadores, no âmbito do Projeto “Inova Juntos”.
A Maia está inserida no Projeto “Inova Juntos”, uma Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e Sustentabilidade estabelecida entre Portugal e o Brasil. Este projeto tem assumido um particular significado na partilha de experiências e vivências sobre as melhores práticas de Inovação e Sustentabilidade a serem implementadas nos dois países.
“O objetivo é mapear as melhores práticas de gestão dos territórios, em contextos de progressiva complexidade, e criar um espaço de cooperação que permita a sua partilha e socialização entre decisores políticos e quadros técnicos das instituições”, detalhou a autarquia.
Esta delegação brasileira esteve na Maia para que os elementos possam experienciar, in loco (no local), os projetos em curso no Município com maior relevância na área temática alvo de cooperação.
Inicialmente, o grupo fez uma visita guiada à Torre Lidador e subiu ao 20.º andar para apreciar a vista panorâmica e terminou a manhã no Complexo Municipal de Educação Ambiental da Quinta da Gruta. No período da tarde, a comitiva brasileira esteve em contacto com a gestão de resíduos na empresa municipal Maiambiente.
Um dia ocupado com sessões de trabalho, à semelhança do que já aconteceu em Brasília. “A par desta parte informal há um trabalho árduo, que envolve muita discussão, análise e, depois, conclusões que consubstanciam aquilo que é, de facto, um programa de cooperação triangular”, sublinhou Marta Peneda.
O “Inova Juntos” é um projeto de cooperação internacional e no Brasil é liderado pela Confederação Nacional de Municípios, maior entidade de prefeitos da América Latina. De acordo com o Prefeito de Santarém do Pará, Nélio Aguiar, esta cooperação é importante para conhecerem outras realidades, até porque ainda existem muitas dificuldades principalmente nos municípios mais pequenos. O projeto permite-lhes “conhecer mais e avançar mais no que toca à inovação e tecnologia”.