A Rede de Municípios para a Cooperação e Desenvolvimento reuniu na Maia, estiveram presentes autarcas de Setúbal, Odivelas, Palmela, Grândola, Oeiras, Miranda do Corvo, Marinha Grande, Seixal, Loures e Faro.
Esta reunião serviu para aprovar a adesão de dois novos membros, Cascais e Alfandega da Fé, assim como aprovar o plano de atividades para o mandato 2014/2017.
Na estrutura eleita, á que destacar a vice-presidência confiada à Maia, reforçando mais uma vez o papel estratégico que o município tem no nosso país no que respeita à cooperação internacional.
Em entrevista ao Primeira Mão, o Vereador das Relações Internacionais, Paulo Ramalho, sublinhou o significado deste evento ter sido realizado na Maia, revelando ainda que existe um projeto em curso para construir uma rede de municípios que abranja o Sul da Europa. Desta forma a organização pretende ter uma palavra a dizer na hora de discutir a mobilização dos fundos comunitários no próximo quadro.
Por último, aproveitando este encontro, a Rede Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento ainda realizou um encontro com o Fundo Galego da Cooperação, partilhando resultados e experiências que podem resultar em mais parcerias no futuro.