Os autarcas das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa advogam a possibilidade de manter os centros de saúde abertos até mais tarde. Propostas serão apresentadas a 27 de março na cimeira sobre descentralização
Os municípios das áreas metropolitanas do Porto e Lisboa querem ter uma participação mais ativa na gestão dos centros de saúde, em particular de maneira a garantir que estes podem estar abertos até à meia-noite, por exemplo, anunciou o Jornal de Notícias.
Este horário alargado permitiria que as pessoas pudessem recorrer a eles depois do horário de trabalho, aliviando as urgências hospitalares, como defende Eduardo Vítor Rodrigues, líder do Conselho Municipal do Porto.
Esta e outras propostas de descentralização, que incluem a atribuição de enfermeiros às equipas de apoio domiciliário, a formação profissional de desempregados nas escolas básicas de segundo e terceiro ciclo e secundárias e a participação nos processos de cooperação e revisão das estruturas de Segurança Social, deverão constituir um esboço do caderno reivindicativo a entregar à tutela.