A operação do Metro do Porto para a noite de S. João tem um horário mais restrito, com as últimas partidas em todas as linhas a terem lugar até às 23:30h.
Tendo em vista a salvaguarda da saúde pública decorrente da pandemia da covid-19, a Câmara Municipal do Porto decidiu não operar os transportes públicos na noite de S. João e reforçar a fiscalização e policiamento nas ruas. Neste sentido, o Metro do Porto terá um horário mais restrito, com as últimas partidas em todas as linhas a terem lugar até às 23:30h.
“Num ano em que a principal festa da cidade do Porto não tem celebrações públicas, é importante que as pessoas fiquem nas suas residências” explica o Metro do Porto num comunicado. Esta decisão foi tomada em coordenação com as forças de segurança, com a Câmara Municipal do Porto e com a Área Metropolitana do Porto e contraria aquela que era a habitual tradição onde o metro funcionava durante toda a noite de 23 para 24 de junho.
No mesmo comunicado, o Metro do Porto explica que neste dia 23 a operação é “em tudo idêntica à de um normal dia útil mas antecipa em hora e meia o encerramento de todas as linhas”. As últimas partidas em toda a rede dar-se-ão até às 23:30, “garantindo assim o serviço público de transporte para todos os que trabalham em estabelecimentos de restauração e afins (e que encerram às onze da noite)”.
No dia 24 de junho, o metro funcionará na frequência de feriado.