O Turismo do Porto e Norte de Portugal juntou-se ao Turismo da Galiza para um projeto de promoção do Caminho de Santiago. A apresentação pública do projeto acontece esta quinta-feira, dia 16 de janeiro, pelas 10:30h no Paço Episcopal do Porto.
Os Caminhos de Santiago são cada vez mais populares e, seja por fé ou por desporto, a verdade é que todos os anos são milhares as pessoas que os percorrem. No caso de partir do Porto, o percurso até Santiago pode ser feito pelo Caminho da Costa, o Caminho Interior ou o Caminho Central. São mais de 200 quilómetros.
Foi com o objetivo de estabelecer “uma estratégia comum transfronteiriça de promoção do Caminho de Santiago” que o Norte de Portugal e a Galiza se juntaram neste projeto agora batizado de “Facendo Caminho”. A cerimónia pública de apresentação acontece esta quinta-feira, dia 16 de janeiro, pelas 10:30h no Paço Episcopal do Porto.
Segundo comunicado enviado à imprensa, “com este projeto pretende-se consolidar as rotas do Caminho de Santiago, impulsionando-o como recurso patrimonial e natural transfronteiriço, capaz de gerar atividades turísticas e económicas que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico do território”.
Na sessão de apresentação estará presente o presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins; a diretora de Turismo da Galiza, Nava Castro; o diretor regional da Cultura, António Ponte; e o diretor do AECT Galiza/Norte de Portugal, Xosé Garcia. Depois da apresentação deste “Facendo Caminho”, será servido um porto de honra e haverá uma visita à catedral.