Foi o grande acontecimento desta quinta-feira, Dia das Mentiras, no concelho da Maia: uma partida feita pelo Notícias Maia, sobre uma candidata inexistente à Câmara da Maia. E houve mesmo quem acreditasse.
Como é habitual, a atualidade maiata, neste dia 1 de abril de 2021, ficou marcada pelo jornal Notícias Maia. E ficou marcada porque a notícia, que era uma partida, foi a mais lida dos últimos sete dias. Mesmo sendo publicada no Dia das Mentiras, a peça sobre uma candidata inexistente que prometia substituir a Torre Lidador, convenceu mesmo alguns leitores.
A notícia com o título “Candidata à Câmara da Maia promete substituir Torre do Lidador” é apenas uma partida de abril.
Recordamos outras notícias de 1 de abril:
O Notícias Maia descobriu petróleo na Maia;
Foi revelado que José Mourinho ia atuar nas Festas das Maia.
Mas nem sempre o Notícias Maia aproveita o dia dos tolos, como também é chamado, para pregar partidas. No dia 1 de abril de 2019, de forma original, anunciou o lançamento da Revista Notícias Maia. Os leitores acreditaram tratar-se mesmo de uma partida, mas não era. A revista foi lançada no mesmo mês, em abril, e trouxe à capa a visita do cosmonauta Mikhail Kornienko, que passou 340 dias seguidos fora do planeta Terra.
Não se conhecem com exatidão quais são as origens do Dia das Mentiras. A data é associada por muitos investigadores ao papa Gregório XIII, quando em 1582 substituiu o calendário juliano pelo gregoriano. O dia de ano novo passou a ser assinalado a 1 de janeiro, em vez do fim de março. No entanto muitas pessoas continuaram a festejá-lo a 1 de abril. Julga-se que esta comemoração deu origem ao Dia.