A Avenida Engº António Bragança Fernandes foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, dia 8 de julho, e situa-se no último trecho da Via Periférica Sul-Poente da Cidade, perto da Quinta dos Cónegos.
Na manhã desta sexta-feira, foram inaugurados três novos arruamentos. A um destes, foi atribuído o topónimo Avenida Eng.º António Bragança Fernandes, autarca.
“Estou grato e feliz. É sinal que as pessoas reconheceram o trabalho que eu realizei enquanto autarca”. Afirmou Bragança Fernandes e aproveitou para agradecer a todos quantos contribuíram para que este dia fosse possível.
Silva Tiago justificou o ato: “achei que devia de propor isso à Câmara, que aceitou de bom grado. Acho que ele merece, e acho que o reconhecimento deve ser feito enquanto as pessoas andam por cá, portanto, está aqui um reconhecimento meu e da câmara que eu dirijo”, justificou.
Esta última empreitada visou construir mais um troço da designada Via Periférica, estabelecendo continuidade aos troços existentes. Dando agora prioridade à ligação para Sul-Poente da cidade, pretendeu-se estabelecer a ligação entre a Rua do Souto, o lugar do Espido, e a rotunda na Avenida Dom Mendo (EN13), junto às instalações da SONAE e do Nó da A41, em Moreira, melhorando assim a acessibilidade de empresas de escala nacional à rede viária nacional e aos concelhos vizinhos.
O traçado construído tem início na rotunda localizada na EN 13 nas proximidades da SONAE e termina na Rua do Souto, dando continuidade a um lanço da Via Periférica, já em serviço.
A implantação respeita o previsto no planeamento camarário, tendo um desenvolvimento total de cerca de 750 metros. Nos primeiros 150 metros atravessou terrenos arborizados. Os 200 metros seguintes desenvolvem-se em paralelo à antiga linha de caminho de ferro, agora reconvertida num ecocaminho. Os restantes 400 metros atravessam terrenos agrícolas.
Importa ainda referir que a projeto de arquitetura está devidamente articulado com o Projeto de Execução da Beneficiação da Rua do Souto que já obteve aprovação de candidatura ao PEDU da Maia, bem como na rede de drenagem de águas pluviais a executar na Alameda no final da Rua da Estação.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, estas três intervenções agora inauguradas trazem benefícios não só para o concelho, mas também para os concelhos vizinhos. “São obras que foram bem estudadas, bem concebidas e bem realizadas, e, portanto, a partir de hoje vão servir ainda mais a comunidade. Vamos beneficiar as populações, a mobilidade vai melhorar, as pessoas vão-se enervar menos com o congestionamento de trânsito e isso é bom, porque as pessoas, todos os dias, perderem tempo na sua mobilidade é mau”, justificou.
Trata-se de um investimento na ordem dos 5 milhões de euros, sem o valor dos terrenos, que já tinham sido assumidos antes da empreitada.
António Silva Tiago adiantou, ainda, que agora a autarquia está a completar a Avenida Doutor Vieira de Carvalho, que está pendente há mais de 20 anos. “Faltavam cerca de 200 metros para completar essa via porque era preciso expropriar três ou quatro parcelas de terreno e isso não foi feito antes, mas comigo isso tem de ser feito”.
O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, vai inaugurar esta sexta-feira, dia 8, de manhã, três novos arruamentos com o intuito de melhorar de forma significativa a mobilidade dos maiatos e a fluidez do tráfego automóvel.
A partir das 10h00, será feita a inauguração de: reordenamento viário entre a Rua Conselheiro Luís de Magalhães, à rotunda da Urbanização da Quinta do Mosteiro, na freguesia de Moreira; reperfilamento e arranjo urbanístico da Avenida de D. Mendo, à Rotunda das Sonae, na freguesia da Cidade da Maia; e a conclusão da Via Periférica Sul-Poente da Cidade, à Rotunda do Souto, na freguesia da Cidade da Maia.
A este novo troço da via periférica o executivo resolveu dar o nome de Avenida Eng.º António Bragança Fernandes, autarca.