Foi aprovado nesta segunda-feira, por unanimidade, na reunião pública do executivo da Câmara Municipal da Maia, o estudo para a nova linha de metro Maia II, que ligará Roberto Frias (zona do centro Hopitalar do São João, FEUP e FEP) ao Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro. A extensão total da linha, em via dupla, será de 13 km, com desenvolvimento à superfície, em viaduto e em túnel.
De acordo com o projeto preliminar, a extensão do túnel será de 2 717 metros, enquanto a extensão à superfície será de 6 688 metros e a extensão em viaduto será de 3 599 metros. Esta nova linha fará conexões nas suas extremidades com as linhas Circular e a linha do Aeroporto, bem como na estação Parque Maia com a Linha Verde.
O traçado da nova linha prevê estações no Hospital S. João (subterrânea), Pedrouços (superfície), Giesta (superfície), São Gemil (superfície/sobre viaduto), Caverneira (superfície/sobre viaduto), Águas Santas (superfície/sobre viaduto), Milheirós, Gueifães, Maninhos (subterrânea), Catassol (subterrânea), Chantre (subterrânea), Parque Maia II (superfície), Espido (superfície/sobre viaduto), Ponte de Moreira (superfície), e Verdes II (superfície).
“Este era um projeto pelo qual me bati e que a Maia e os maiatos merecem”, declarou António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, confirmando que o plano de longa data para esta expansão, delineado desde a criação da Metro do Porto, vai finalmente tornar-se realidade.
1 comentário
Podiam aproveitar as obras e fazer uma ciclovia junto á linha nova.