O Governo declarou “Situação de Alerta” para dois dias devido a uma nova onde de calor que vai deixar vários concelhos em elevado risco de incêndio.
Está aí uma nova onda de calor e Portugal está novamente em alerta devido ao risco de incêndio. Esta “Situação de Alerta” abrange o período compreendido entre as 00h00 horas do dia 6 de agosto e as 23h59 horas do dia 7 de agosto.
Face às previsões meteorológicas para os dias de hoje e amanhã, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os Ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura determinaram, na passada quarta-feira, a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente.
Os distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco, Faro e Viseu estão em Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho.
Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém e Viana do Castelo estarão em Estado de Alerta Especial de Nível Laranja.
Os distritos de Lisboa e Setúbal vão estar em Alerta Especial de Nível Amarelo.
Durante este período haverá:
- Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
- Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;
- Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas nos distritos onde tenha sido declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
- Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;
- Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.
Sonae encaixa 34 milhões em venda e arrendamento de quatro supermercados