A Câmara Municipal da Maia vai lançar um novo concurso para a construção da Unidade de Saúde Familiar de Pedras Rubras, após o anterior ter ficado deserto, anunciou o presidente da autarquia, Silva Tiago.
A construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pedras Rubras, na Maia, enfrentou um revés após o primeiro concurso público, lançado em dezembro de 2023, ter ficado deserto devido ao preço. A informação foi divulgada por Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, que adiantou que as propostas recebidas ultrapassaram o valor base inicial de 2,49 milhões de euros. Segundo a legislação, tal situação obriga à exclusão das propostas e à não adjudicação do projeto.
Perante este cenário, a autarquia decidiu aumentar o preço base para 3,15 milhões de euros, um acréscimo de 600 mil euros em relação ao valor anterior. Esta medida visa atrair propostas que se ajustem ao orçamento disponível, com a nova proposta de concurso a ser votada na reunião de câmara agendada para 2 de abril.
Silva Tiago, citado pelo S+, revelou ainda que o município irá aumentar a sua comparticipação no projeto para um milhão de euros. Este esforço financeiro insere-se no âmbito de um acordo de colaboração com a extinta Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), visando a construção de novas unidades de saúde que respondam às necessidades atuais da população.
O investimento total, rondando os nove milhões de euros, inclui a criação de dois novos centros de saúde que albergarão a USF de Pedras Rubras e a Unidade de Cuidados de Saúde Partilhados (UCSP) de Milheirós, além do Parque de Saúde da Maia. Este último integrará várias valências, entre elas a Unidade de Saúde Familiar Terras da Maia, a Unidade de Saúde Pública, o Centro de Diagnóstico Integrado e a Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade.
O financiamento destas infraestruturas será assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), conforme explicou o autarca, de acordo com o S+. Enquanto o concurso para a USF de Pedras Rubras será relançado, o processo para a construção da UCSP de Milheirós encontra-se bem encaminhado, com a proposta de adjudicação prevista para ser votada na próxima reunião do executivo.