Está concluída a obra de um novo arruamento em Águas Santas, permitindo melhorar o acesso à Junta de Freguesia e outros serviços públicos. O projeto, que representa um investimento de 290 mil euros, facilita a circulação de peões e veículos.
Foi inaugurado esta terça-feira, dia 24 de setembro, o novo arruamento que facilita o acesso à Junta de Freguesia de Águas Santas, uma obra considerada essencial pela Câmara Municipal da Maia. O presidente da autarquia, António Silva Tiago, destacou a importância desta nova ligação para a rede viária de uma das maiores freguesias do concelho, garantindo uma maior acessibilidade ao edifício público, que até agora apresentava dificuldades, sobretudo para pessoas com mobilidade reduzida.
O novo arruamento, que se estende por 72 metros, liga a Rua D. Afonso Henriques à Rua Joaquim de Vasconcelos. Antes desta intervenção, o percurso pedonal necessário para aceder aos serviços da Junta de Freguesia e à dependência dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Maia, bem como à sede do Eixo Atlântico, era de mais de 500 metros. Agora, a nova ligação reduz significativamente essa distância, facilitando o acesso aos equipamentos públicos e evitando a exclusão de cidadãos com mobilidade condicionada.
A obra, que teve um custo de cerca de 290 mil euros, incluiu a construção de uma faixa de rodagem com dois sentidos, ladeada por passeios. Foram também criadas baias de estacionamento, com três lugares ao longo da margem norte da nova rua, e mais dois lugares de estacionamento perpendiculares na Rua D. Afonso Henriques.
De acordo com a Câmara Municipal, a intervenção teve um prazo de execução de sete meses, prolongando-se por mais um mês devido a trabalhos adicionais na rede de distribuição de energia.