A Maia conta com um novo Parque Fluvial, inaugurado esta semana em Milheirós. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara, António Silva Tiago, que destacou o contributo do espaço para a qualidade de vida e sustentabilidade do município.
Foi inaugurado o novo Parque Fluvial de Alvura, em Milheirós, Maia, um espaço dedicado à promoção da biodiversidade e adaptação às alterações climáticas. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, que sublinhou a importância desta infraestrutura para o bem-estar dos habitantes e o desenvolvimento sustentável da região.
Com um investimento superior a 400.000 euros, o parque integra estratégias de gestão ambiental, como a gestão hídrica e soluções baseadas na natureza, conforme descrito pela autarquia. Durante a inauguração, Silva Tiago recordou a transformação ambiental da Maia nas últimas décadas, referindo que o concelho, que há 30 anos não possuía jardins públicos, é agora o segundo com mais espaços verdes tratados.
Além do presidente da Câmara, a vereadora do Ambiente, Marta Peneda, e a presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, Maria José Castro Neves, estiveram também presentes na cerimónia. Maria José Castro Neves expressou o valor do parque como um legado duradouro para as futuras gerações, ao garantir “melhor qualidade de vida para os nossos filhos e netos”.
O Parque Fluvial de Alvura pretende ainda servir como um “laboratório vivo”, integrando natureza e tecnologia. O espaço oferece iluminação ecoeficiente alimentada por energia solar e eólica, e dispõe de internet gratuita, destacando-se como um exemplo de responsabilidade ambiental aliada à modernidade.