A nova marca de transportes metropolitanos do Porto, UNIR, vai operar com cerca de 40 autocarros em segunda mão, provenientes da Carris Metropolitana de Lisboa.
O Porto Canal avançou, esta quarta-feira dia 29 de novembro, que alguns dos novos autocarros que irão integrar a frota da UNIR, a nova marca de transportes metropolitanos do Porto, a partir da próxima sexta-feira, são veículos usados, anteriormente ao serviço da Carris Metropolitana de Lisboa.
Esta informação foi apurada pelo Porto Canal, que destaca a origem dos veículos da operadora Nex Continental, pertencente ao grupo Alsa. Citado pelo mesmo canal, Juan Gomez Piña, diretor-geral do grupo Alsa, esclareceu que os autocarros estiveram ao serviço da Carris Metropolitana “por um curto período de tempo”. Afirmou ainda que estes veículos, com cerca de um ano, “garantem total segurança, conforto e operacionalidade”, atendendo às necessidades dos passageiros do Porto.
O Porto Canal explica ainda que a transferência destes autocarros, em uso pela Carris Metropolitana, deveu-se ao facto de a transportadora espanhola ter adquirido novos veículos elétricos para Lisboa, com recurso a fundos comunitários, como o POSEUR e o PRR. No Porto, não foi possível recorrer a esses apoios.
O concurso internacional para a aquisição do serviço de transportes rodoviários metropolitanos do Porto atribuiu ao grupo Alsa o lote 2, que inclui os municípios de Gondomar, Valongo, Santo Tirso e Paredes.
Autocarros para Maia, Matosinhos e Trofa sem horários a 2 dias do arranque