Nuno Borges, número um do ténis nacional e atual 36.º do ranking ATP, começou com o pé direito no ATP 250 de Auckland ao vencer o italiano Luciano Darderi (44.º) por 5-7, 6-3 e 7-5. Este é o segundo triunfo consecutivo do maiato em 2025, após ter alcançado a mesma fase no torneio de Hong Kong.
O tenista maiato Nuno Borges estreou-se com uma vitória sofrida no ATP 250 de Auckland, Nova Zelândia, ao derrotar o italiano Luciano Darderi em três sets, num encontro que durou 2h03. Apesar de um início hesitante, marcado por erros não forçados, Borges conseguiu recuperar, elevar o nível do seu jogo e garantir o apuramento para a segunda ronda.
No primeiro set, o maiato de 27 anos teve dificuldades em controlar a pancada de direita e registou 23 erros não forçados, permitindo que Darderi fechasse a parcial por 7-5. No entanto, Borges ajustou a estratégia, reduziu os erros nos sets seguintes (12 no segundo e 10 no terceiro) e melhorou o primeiro serviço, o que lhe permitiu ditar o ritmo a partir do fundo do court.
A partida foi decidida num terceiro set equilibrado, onde Borges aproveitou uma quebra de concentração do italiano, que cometeu uma dupla falta no ponto de jogo. Este triunfo foi a 10.ª vitória do português em 38 encontros frente a adversários do top 50 mundial e a primeira desde agosto, no ATP Masters 1000 de Cincinnati.
Depois de ter sido eliminado na segunda ronda em Hong Kong, Nuno Borges tenta agora alcançar os primeiros quartos de final da temporada em Auckland. Como sétimo cabeça de série, o português enfrentará na próxima ronda o argentino Mariano Navone (47.º) ou o francês Adrian Mannarino (66.º), que entrou como lucky loser para substituir o norte-americano Reilly Opelka.