A partir das 14h00 desta quinta-feira, dia 15 de novembro, o antigo Ministro da Educação, Nuno Crato, vai estar na Escola Secundária da Maia a debater com os alunos do curso profissional de Técnico de
Eletrónica, Automação e Computadores, juntamente com a EFACEC, a Schneider Electric Portugal, a WEG e o
Instituto Politécnico da Maia.
O evento intitulado de “Ser Pro: Que Futuro?”, e segundo comunicado da autarquia, “assinala o reforço da aposta do Agrupamento de Escolas e do Município no ensino profissional, no âmbito do acordo que assinaram com a Iniciativa Educação e outros parceiros”.
Que futuro profissional têm à sua disposição os alunos do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores da Maia? Será este o mote para a reflexão sobre as carreiras possíveis na área da eletrónica, automação e computadores.
O objetivo é dar a conhecer aos alunos todas as oportunidades que o seu curso profissional lhes confere, quer ambicionem integrar diretamente o mercado de trabalho, após a conclusão do seu ciclo de estudos, quer pretendam ingressar no ensino superior.
O evento é promovido pela Iniciativa Educação, em estreita colaboração com o Município e o Agrupamento de Escolas da Maia, que juntamente com as empresas e o politécnico são signatárias de um recente acordo de cooperação para a promoção e dignificação do ensino profissional nesta região.
Além dos representantes das empresas e do politécnico, estarão presentes ainda o Diretor do Agrupamento de Escolas da Maia, Rui Duarte, o Coordenador do Programa Ser Pro, Fernando Egídio Reis, o Presidente da Iniciativa Educação, Nuno Crato, e a Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos.
A nota de imprensa recorda ainda o Município da Maia reforçou recentemente a sua aposta no ensino profissional, ao assinar um acordo de cooperação com um conjunto de parceiros, que prevê a integração do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores do Agrupamento de Escolas da Maia no Ser Pro, o programa de promoção do ensino profissional da Iniciativa Educação.
O Ser Pro é um programa que tem como objetivo valorizar a formação dos jovens que escolhem o ensino profissional e reduzir o défice de técnicos especializados nas empresas. Foi concebido com o intuito de promover o reforço da colaboração entre escolas, empresas e municípios que, em articulação com os politécnicos, desenvolvem ofertas de ensino profissional de qualidade, adequadas aos jovens e ao progresso do país.
O Programa Ser Pro está presente em 13 escolas, de norte a sul do país, e abrange um total de 286 alunos de cursos profissionais das áreas da eletrónica e automação, mecatrónica, desporto, tecnologias de informação, indústrias alimentares, turismo e hotelaria e saúde.