O futebolista maiato Nuno Santos, jogador do Sporting Clube de Portugal, foi suspenso por oito jogos na sequência de um incidente ocorrido na final da Supertaça Cândido de Oliveira, que provocou ferimentos em dois adeptos. O acórdão, consultado pelo NOTÍCIAS MAIA, aplicou ainda multas ao jogador Matheus Reis e à Sporting SAD.
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu esta segunda-feira, dia 18 de novembro, aplicar uma suspensão de oito jogos ao jogador maiato Nuno Santos, do Sporting, devido a infrações registadas na final da Supertaça Cândido de Oliveira contra o FC Porto. Durante o incidente, que envolveu a queda de um vidro no camarote onde se encontrava a comitiva leonina, um pai e a sua filha sofreram ferimentos, incluindo um corte no couro cabeludo da jovem, diagnosticada com hematoma epicraniano.
Além da suspensão, Nuno Santos foi multado em 3.060 euros por infrações previstas nos artigos 152.º e 167.º do Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (RDLPFP). Já Matheus Reis foi sancionado com uma multa de 510 euros, e a Sporting SAD condenada ao pagamento de 3.570 euros, por responsabilidade disciplinar ao abrigo do artigo 64.º do regulamento.
Segundo o jornal Record, no decorrer do processo, Nuno Santos garantiu ter pedido desculpa no momento do incidente, novamente quando a vítima que inspirava mais cuidados estava a ser encaminhada para a ambulância, e no dia seguinte ao jogo, através de um contacto telefónico. No entanto, durante o inquérito, o jogador afirmou que as desculpas foram apresentadas enquanto capitão de equipa e não numa qualidade individual como responsável direto pelo sucedido, alegando que não tinha percebido bem o que tinha ocorrido no momento.
A decisão pode ainda ser contestada pelos visados através de mecanismos legais previstos nos regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol, nomeadamente no Conselho de Justiça ou no Tribunal Arbitral do Desporto.
Nuno Santos encontra-se atualmente a recuperar de uma grave lesão no joelho, que o afastará dos relvados até ao final da temporada 2024/25. Assim, o jogador cumprirá a suspensão de oito jogos num período em que, por razões clínicas, não está apto para competir.