Desde domingo, dia 25 de junho, o fumo dos incêndios no Canadá já tem afetado várias ilhas dos Açores, de acordo com informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA informou que a nuvem de fumo proveniente dos incêndios no Canadá deverá chegar ao território continental de Portugal “nas próximas horas”.
Segundo o IPMA, a nuvem de fumo é composta por partículas muito pequenas (inferiores a 2.5 micrómetros) e gases, destacando-se o monóxido de carbono.
Acredita-se que a nuvem de fumo esteja confinada a uma altitude acima dos 1100 metros, o que significa que não deverá afetar as populações abaixo desse nível. No entanto, é esperada uma redução da visibilidade e do brilho do sol, bem como da tonalidade azul do céu.
No Canadá, desde o início do ano, foram registados 2911 incêndios e mais de 5 milhões de hectares já foram consumidos pelas chamas. O país solicitou ajuda internacional para combater os incêndios, e Portugal, no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, enviou 140 operacionais para a região de Quebec, uma das áreas mais afetadas pelos intensos incêndios.