O futebol no Brasil é considerado a paixão nacional e, sem dúvida, é a modalidade desportiva mais popular em todo o mundo. Este desporto foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Este estudante paulista trouxe consigo algumas bolas, equipamentos e um livro com regras estabelecidas.
A evolução do futebol no Brasil
Sem dúvida que o futebol no Brasil foi, ao longo do tempo, sofrendo alterações, e hoje em dia movimenta um mercado financeiro de milhões, proporcionando eventos globais e transformando atletas em ídolos internacionais. A tecnologia de transmissões e equipamentos desportivos também sofreu modificações significativas, e atualmente para qualquer adepto é muito fácil assistir online a jogos de futebol.
O crescimento do futebol no Brasil oferece infraestruturas cada vez mais modernas e, deste modo, os estádios apresentam todas as condições para a prática deste desporto. O futebol feminino brasileiro também revolucionou esse desporto e hoje podemos afirmar que esta seleção é uma das melhores do mundo. Desta forma, seguindo a atualização do ranking da FIFA no futebol feminino, a Seleção comandada por Pia Sundhage segue no top 10, ocupando a nona posição das equipas mais fortes.
Fonte: Pexels
Performance da Seleção brasileira no Campeonato do Mundo do Catar
Os registos apontam para que o futebol tenha cegado ao Brasil em 1894. Desta forma, foi sofrendo alterações até ao desporto que todos nós conhecemos nos dias de hoje. Ao longo do tempo esta modalidade tornou-se a mais popular, e isto é visível no dia a dia da população. De acordo com uma infografia apresentada pelo blog da ExpressVPN, o futebol, ou a grande ‘paixão nacional’ como é conhecido na terra de Pelé, é o desporto mais assistido online pelos brasileiros, ao passo que a região que mais acompanha esta modalidade no digital é o Nordeste. Contudo, a audiência é significativa por todo o país, que acompanha assiduamente vários torneios futebolísticos.
O principal torneio mundial de futebol é o Campeonato do Mundo, que acontece a cada quatro anos, e a Seleção brasileira mantém o recorde com mais vitórias na competição, sendo pentacampeã, seguida por Itália e Alemanha, que são tetracampeãs. Os brasileiros eram os favoritos para a vitória no Catar e, com isso, é claro que tanto a equipa como a população ficaram frustrados com a eliminação do Brasil no Mundial da FIFA. Mas o que poderia ter sido melhor e diferente no desempenho da Seleção brasileira para garantir a conquista do tão almejado hexa?
Fonte: Unsplash
A derrota nos penáltis diante da Croácia marcou o fim da seleção comandada pelo técnico Tite. Claramente o Brasil era favorito nesta partida, mas esta evidência não se traduziu em golos. Uma equipa claramente controlando o jogo e em alguns momentos dominando, mas a eficácia ficou além do esperado. Com certeza as alterações de Tite melhoraram a equipa, uma vez que, com as entradas de Rodrygo e Antony, a Seleção brasileira conseguiu liberar melhor o seu jogo, permitindo mais variações de jogadas, mais lances individuais e o equilíbrio da equipa.
Com o empate no final do prolongamento, a equipa do Brasil ainda tinha os penáltis. Mas a frustração dos adeptos apareceu imediatamente. Muitos interrogaram-se: Onde estava o Neymar? O craque só apareceu nas imagens a rezar pelos companheiros. Tite foi alvo de muitas críticas e o Brasil seguiu para casa.
O sonho do hexa foi adiado uma vez mais e esta sequência é a pior da história da Seleção brasileira, igualando outros dois períodos anteriores. Resta agora levantar a cabeça, corrigir os erros e preparar o próximo Campeonato do Mundo. É o principal objetivo vencer e dar uma alegria ao povo brasileiro.