Se vive na Cidade da Maia com certeza reconhece a estátua da fotografia. Mas já questionou do que se trata e o que representa?
“O Lidador” é uma obra da autoria do artista plástico Lima de Carvalho, inaugurada em 1984. Trata-se de uma homenagem do município a Gonçalo Mendes da Maia, conhecido pelo Lidador: “Homenagem da sua terra e da sua gente“, como se lê na inscrição da estátua.
“O Lidador” é a única estátua equestre da Cidade da Maia. É constituída por dois elementos, o cavalo e a personagem masculina representativa de Gonçalo Mendes da Maia.
Segundo Cátia Raquel da Hora e Silva, que elaborou a dissertação “Escultura no espaço público do concelho da Maia. Valorização e divulgação patrimonial”, a imagem do Lidador representa “uma postura guerreira, expressando força, garra e vitalidade”. “A postura autoritária é reforçada pelos elementos normais de quem se prepara para o campo de batalha, como a espada, o escudo e as próprias vestes”, acrescenta.
Quem foi Gonçalo Mendes da Maia?
Esta escultura é uma das imagens principais da cidade porque recria um dos homens mais importantes e significantes da cidade da Maia como da história de Portugal. Pela sua vitalidade e coragem, Gonçalo Mendes da Maia foi, juntamente com D. Afonso Henriques, um dos fundadores da nacionalidade portuguesa.
O cognome de “O Lidador” deve-se às diversas vitórias alcançadas em batalhas contra os mouros. Nasceu em 1079, na sua mocidade foi um Fidalgo turbulento e arrebatado, faleceu aos 90 anos, em combate na Batalha de Ourique.