Iniciaram as obras de reabilitação de infraestruturas, passeios acessíveis e percursos cicláveis da Rua Central do Sobreiro. Esta empreitada está incluída no master plan de recuperação da urbanização situada no centro da cidade da Maia.
Investimento de 21,3 milhões de euros
A requalificação urbanística representa um investimento de 21 milhões de euros e encontrou apoio em fundos comunitários, que, segundo António Silva Tiago, a “Câmara soube aproveitar”, dividindo-se entre a reabilitação do edificado (8ME), a requalificação dos espaço públicos (5,3ME) e a construção de dois novos edifícios, um Centro Comunitário novo e um prédio de Habitação Social (8ME).
A autarquia destacou ainda como grande novidade a construção da nova Praça do Oxigénio, que será o nome do novo Centro Comunitário, que constituirá “uma nova referência da arquitetura da cidade”.
“Colocar o Sobreiro no mapa”
Foi assim que Silva Tiago descreveu o projeto de reabilitação, aquando da sua apresentação pública, no passado outubro. Está planeado requalificar os arruamentos, alargar os passeios e recorrer a soluções de iluminação que diminuam o consumo de energia. Silva Tiago garantiu “colocar Sobreiro no mapa” e, no final, referiu que será plantado ali “um grande Sobreiro”.