O novo Parque Fluvial de Alvura, na Freguesia de Milheirós, vai custar 215 mil euros.
Foi publicado, no passado dia 28 de agosto, o concurso público para a construção do novo Parque Fluvial de Alvura, na freguesia de Milheirós. A obra tem um valor base de €214563,00 e um prazo de execução de 90 dias.
Nas proximidades localiza-se um conjunto de antigos moinhos fluviais, os Moinhos de Alvura, que serviram os lavradores da Maia, constituindo um importante ponto de moagem de grão. Hoje, estes antigos moinhos servem de habitações ou de anexos de outras habitações, já não servindo a função original.
Rio Leça já foi um dos mais poluídos da Europa
Em novembro de 2019, contactada pelo NOTÍCIAS MAIA, Marta Peneda, Vereadora com o pelouro do Ambiente eleita pela coligação PSD/CDS-PP, explicou que este projeto estava ainda a ser alinhado para depois ser apresentado publicamente “com todos os objetivos” devidamente escrutinados. Questionada então sobre as preocupações ambiental e de saúde pública envolvidas neste plano, a Vereadora afirmou que “infelizmente este problema é geral” mas que definiu como “prioritário” para os próximos anos. Marta Peneda mostrou ainda a sua satisfação em ver a obra avançar e garantiu que este “será mais do que um parque fluvial”.
A obra vai ser realizada no âmbito da requalificação das margens do rio Leça, aquele que já chegou a ser o rio mais poluído da Europa, e será financiado pelo Fundo Ambiental, que está sob a alçada do Ministério do Ambiente.