Olga Freire, presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, está a caminho da capital da Ucrânia, onde irá visitar vários locais afetados pela guerra e participar no Fórum Internacional de Comunidades e Cidades, que contará com discurso de Zelensky.
A Embaixada da Ucrânia na República Portuguesa enviou um convite oficial a Olga Freire, presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, para participar no no Fórum Internacional de Comunidades e Cidades “Cimeira de Presidentes de Câmara, Cidades Unidas para o Futuro”.
O evento, que é organizado sob o patrocínio do Gabinete do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com o apoio organizacional do Congresso de Autoridades Locais e Regionais do Presidente da Ucrânia e do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, está previsto ser realizado nos dias 19 e 20 de abril de 2023 em Kyiv, em formato híbrido (online/offline).
Além da sessão plenária, será também proporcionada a oportunidade de visitar, no dia 19 de abril de 2023, áreas em várias regiões da Ucrânia que mais sofreram com a agressão militar em grande escala da Rússia, para testemunhar pessoalmente as consequências das atrocidades da guerra. Durante esta visita, serão apresentados projetos de recuperação e iniciativas humanitárias para apoiar as pessoas afetadas.
Em documento oficial a que o jornal NOTÍCIAS MAIA teve acesso, a Vice-chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, Oleksii Kuleba, garante que a Ucrânia está determinada a aprofundar os contatos com as “comunidades parceiras, encorajando empresas, representantes de organizações internacionais e filantropos a juntarem-se a nós e a reforçarem a cooperação inter-regional, implementar projetos inovadores e criar histórias de sucesso em diversas áreas do desenvolvimento do governo local”.
A delegação portuguesa conta também com José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal da São João da Madeira, João Fortes, presidente da autarquia de Mourão, Sérgio Humberto e Eduardo Vítor Rodrigues, presidentes da Câmara Municipal da Trofa e de Vila Nova de Gaia, respetivamente.