No coração da cidade do Porto, Património Mundial e reconhecida pela sua riqueza gastronómica, ergue-se o Ólume, um restaurante que presta homenagem à tradicional cozinha nortenha. Localizado na Rua do Almada, número 426, o espaço proporciona uma experiência evocativa, transportando os comensais para as paisagens históricas da região norte através dos seus pratos.
Segundo os responsáveis pelo projeto, a cozinha do Ólume é um tributo à culinária a lume brando, combinando com a autenticidade dos potes tradicionais. No menu, pratos como Favas com Chouriço, Javali cozinhado à Trás-os-Montes, a reinterpretação do Arroz de Pato e a Costela Mendinha cozinhada a baixas temperaturas prometem agradar os paladares mais exigentes.
O restaurante, que pode acolher 44 comensais num ambiente intimista, é uma iniciativa de três empresários portuenses: Pedro Maia, responsável por espaços como o Coreto e a Casa de Repasto; Tiago Caetano, associado a projetos como o Tiki-taka e a Maria Pistolas; e Carlos Guimarães, com vasta experiência no setor.
Segundo os mesmos, a ementa do Ólume oferece opções que vão desde o tradicional Pão do Bolhão, passando pelas Papas de Sarrabulho, ao Bacalhau Minhoto e sobremesas tentadoras como o Pudim Abade Priscos. A seleção de vinhos celebra igualmente a região norte, escolhidos pela sua singularidade e riqueza aromática.